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Como fazer cadastros automáticos de dados usando o XML da NF-e

Uma maneira mais produtiva de fazer cadastros de fornecedores e produtos no Hiper Gestão é importando os dados do XML da NF-e de compra para o sistema.

Para cadastrar uma NF-e vá até o atalho Fiscal > Lançar Documento Fiscal.
Existem três maneira de lançar um documento fiscal de compra no Hiper Gestão dada pelo tipo de lançamento : Lançar Manualmente, importar XML, baixar XML. Apenas indicamos o lançamento manual no último caso, quando não é possivel baixar o xml a partir da chave de acesso diretamente do Hiper ou quando não é possível obter o xml com o fornecedor. Aqui vamos mostrar como importar o xml.

Para obter o xml da sua NF-e para importação indicamos usar o o app Fsist. É necessário instalar a extensão do app para funcionamento adequado da ferramenta.

Após ter feito o download do arquivo XML ou de tê-lo obtido com o fornecedor, você deve seguir os passos da vídeo abaixo.


Veja que após concluir a importação o sistema vai identificar para você quais as operações(CFOP) estão destacadas na NF-e. Neste momento, você deve informar qual será sua CFOP de entrada (como a mercadoria de compra vai entrar na sua empresa). Caso queira entender mais sobre como usar a CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações) clique na descrição ou consulte sua contabilidade qual CFOP deve utilizar nas suas entradas. Em meio esse processo, o sistema pode identificar que o fornecedor não está cadastrado ainda. Então, você pode pedir para o sistema fazer isso automáticamente, confirmando a pergunta que aparecerá na sua tela.

Após informar qual CFOP vai trabalhar nesta entrada, você deve clicar em continuar. Aparecerá a tela de associação de itens, como abaixo.


Neste tela você deve informar a cada item qual é o produto cadastrado no seu sistema que faz referência ao produto da nota. Caso a nota seja de produtos novos, você deve clicar na opção destacada: Cadastrar este produto automaticamente. E assim sucessivamente, até concluir a associação dos itens.

A próxima etapa é confirmar as quantidades e unidades de medida de cada produto. É importante entender como o produto é comprado e como o mesmo é vendido ao consumidor. Pois, algumas vezes à necessidade de aplicar fatores de conversão.


Ex: Caixa -> Unidade. Caso tenha dúvidas quanto a aplicação da configuração, entre em contato com o suporte.

A próximo tela será de importações fiscais. Porém, como é uma importação o sistema preencherá os dados conforme a NF-e importada.

Agora vamos direto para definições de preços. Aonde você pode manter os preços atuais ou modificar para novos valores o preço de venda dos produtos.


Aqui você pode apenas confirmar os valores já informados anteriomente em cadastro, ou você pode gerar um novo markup de venda ou preço de venda dos produtos.

Por fim, você deve conferir o faturamento da NF-e e qual o tipo de documento será lançado para pagamento futuro. E caso precise, selecione para qual categoria o documento será destinado. Após todos os preenchimentos dos dados, basta clicar em Confirmar importação e sua compra será gravada, assim como seu estoque atualizado.

Ainda restou alguma dúvida? Entre em contato com o nosso time de suporte clicando no botão do whatsapp ao lado.


Por D'aglê Anderson
CEO / Analista
25 de Junho de 2021

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